terça-feira, 27 de setembro de 2011

Série eleições 2012: Sob a égide dos agiotas

O Blog do Controle Social vai apresentar uma série de artigos que tem como pano de fundo as eleições do próximo ano.  A tão temível e famigerada eleição para os cobiçados cargos de prefeito. 

É neste pleito que o pacato cidadão ver o dinheiro da merenda escolar e o que serviria para comprar medicamentos ser negociado como garantia de empréstimo para o financiamento da campanha do ano que vem.

Sem mais delongas, tenham todos uma boa leitura:

Alguns candidatos gastam rios de dinheiro em suas campanhas eleitorais buscando se eleger e o cargo mais cobiçado por eles é o de prefeito. Mas não pensem que é para promover o desenvolvimento dos municípios não, é para enriquecer o próprio candidato, sua família e seu grupo político (ou quadrilha).


Se vocês acharam que eles utilizam o dinheiro do próprio bolso para financiar a sua campanha enganaram-se redondamente.


As duas formas de financiamento mais comuns são: conseguir apoio do atual prefeito para que ele aplique parte do dinheiro desviado durante a sua gestão, ou recorrer aos temíveis agiotas. Seja de que forma for, a população do município sempre vai sair perdendo.
 
Com as crianças ficando sem a merenda escolar, os doentes sem atendimento médico-ambulatorial, os alunos do Projovem sem receber a bolsa, os conjuntos residenciais sendo construídos sem estrutura alguma etc.


Pois bem, como o prefeito só vai apoiar um candidato, os demais têm que pedir empréstimo financeiro aos agiotas. E, caros leitores, estas pessoas chegam a cobrar até 500% de juros pelo valor que foi emprestado para ser aplicado nas campanhas eleitorais.


Ou seja, se um candidato pedir R$ 1 milhão para a campanha, terá que pagar R$ 5 milhões para o agiota. E para que um candidato quer tanto dinheiro? Na maioria das vezes, como não têm proposta alguma de mudança para o município, eles atraem os eleitores com festas, presentinhos, materiais de construção, medicamentos, eletrodomésticos e, até, dando dinheiro diretamente ao povo.


Estas pessoas podem ser facilmente reconhecidas pelo eleitor. Normalmente apresentam sinais exteriores de riqueza, ou seja, trocam de carro constantemente, constrõem casarões ou já foram responsáveis por alguma função dentro da prefeitura.


A face mais visível da ação do dinheiro proveniente de um agiota é a compra de votos, a transferência ilegal de eleitores e a realização de festas com o intuito de enganar a população e vender a imagem de que a criatura é boazinha. Um lobo em pele de cordeiro. 
 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cantanhedenses são soterrados em Alto Taquari, MT.

Na manha desta segunda feira (19), dois trabalhadores, João Pereira (Branco), de 25 anos de idade, casado pai de 2 filhos que estão no Maranhão com a mãe e Carlinhos,  também casado sem filhos residentes em Alto Taquari, mas de origem maranhense da cidade de Catanhede, caíram dentro de um buraco onde e descarregado adubos.
Segundo informações obtidas no local do acidente o encarregado dos funcionários pediu para que os dois entrassem nesse buraco chamado de moenda para desobstruir a passagem do adubo ate o duto que leva este produto para um caminhão, os dois entraram e foram soterrados, caíram sobre eles cerca de 8 toneladas do produto. Os dois trabalhadores morreram asfixiados.
A nossa equipe de reportagem esteve no local, e conseguiu filmar por alguns minutos logo depois segurança da empresa expulsou e reportagem  e pediu para ficarmos do lado de fora da empresa procuramos algum responsável para falar, mas uma senhora de nome não identificado se diz gerente, esconde toda e qualquer informação.
Em contato com Parentes das vitimas que se encontram no local, tivemos a informação de que as vitimas como os demais funcionários da empresa, não usam equipamentos de proteção, apenas um par de luvas, uma mascara descartável e um capacete. Na empresa não consta nenhum técnico em segurança de trabalho.
O corpo de bombeiros chegou por volta de 5 horas da tarde, e nada pude fazer. Os outros funcionários estão tentando chegar aos corpos retirando a carga de adubo com balde o que deve levar um bom tempo. Há informação de que uma retroescavadeira do município estaria se deslocando para o local, mas já passava das 18hs30 horas e a referida maquina ainda não havia saído da garagem.
Estão sendo aguardados dirigentes da empresa, mas até o começo da noite não havia chegado ninguém. Parentes das vitimas estão indignados, pois querem os corpos que deverão ser levados para o Maranhão onde serão sepultados, mas como já se passaram 10 horas, a espera torna-se angustiante disse o senhor Edmar Maciel da Silva que é sogro de Carlinhos (uma das vitimas). A direção da empresa proibiu os parentes das vitimas em dar entrevistas á imprensa eles blindam o local e mantem os portões de entrada trancados, dando conta de que alguma coisa deu errado.
Fonte: Direto da redação tvtaquari.com.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gastão Vieira é o novo ministro do turismo

O deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) é o novo ministro do Turismo. Ele acaba de ser chamado ao gabinete da presidente Dilma Rousseff para o convite ser formalizado. Vieira é ligado à família do senador José Sarney.
Ele substitiu Pedro Novais no cargo, que pediu demissão nesta quarta-feira após a Folha revelar que o ex-ministro cometeu irregularidades com dinheiro público. Foi o quinto ministro a deixar o governo Dilma.

Ministro do Turismo entrega carta de demissão nesta quarta

Em reunião nesta manhã, lideranças do PMDB decidiram não manter apoio à permanência de Pedro Novais na pasta após a publicação de novas denúncias.


BRASÍLIA - Em uma conversa na manhã desta quarta-feira, 14, envolvendo o ministro do Turismo, Pedro Novais, e as lideranças do PMDB, ficou decidido que o PMDB não mantém mais apoio à permanência de Novais na pasta, e que o ministro entrega nesta quarta a carta de demissão à presidente Dilma  Rousseff.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vereador Cleber Caldas filia-se no PSDB de Dra. Meire


Vereador Cleber Caldas
 Em uma reunião, ontem, 05, entre a família Caldas e a o direção estadual do PSDB ficou acertado o ingresso do Vereador Cleber Caldas no ninho tucano.
Com esta filiação a ex-prefeita Dra. Meire passou a contar com o apoio de dois dos nove vereadores cantanhedense: Zé Raimundo (presidente da Câmara) e Cleber Caldas.