terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pesquisa mostra Flávio Dino com 58% das intenções de voto

João Castelo(PSDB) é o segundo com 21% e Max Barros o terceiro com 6,17%. Num ntual segundo turno o pré-candidato do PCdoB venceria o tucano João Castelo de 60% a 27,33%.


Dados de uma pesquisa divulgada na manhã desta terça, 27, pelo jornalista Itevaldo Júnior (itevaldo.com) mostram o pré-candidato Flávio Dino(PCdoB) à frente com larga vantagem sobre o segundo colocado. Dino aparece com 58% das intenções de voto, o atual prefeito João Castelo(PSDB) tem 21% e o Secretário de Obras do Estado, Max Barros, ficou com 6%. É a segunda pesquisa que mostra o pré-candidato do PCdoB vencendo no primeiro turno.
O levantamento foi feito pelo Instituto Amostragem nos dias 9, 10 e 11 deste mês. Foram ouvidas 600 eleitores em 71 bairros localizados em 11 regiões da cidade. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.
Em vários outros cenários testados na pesquisa o atual prefeito demonstra dificuldades em superar os adversários. Isso sobretudo porque a rejeição dele é de elevados 49%, conforme apurou a pesquisa.
Sem Flávio Dino na disputa, os demais nomes ventilados como possíveis candidatos pelo campo oposicionista tem grandes chances de vencer o atual prefeito. O deputado federal Edvaldo Holanda Júnior(PTC), por exemplo, já aparece neste cenário com 34% contra 29,67% dados a Castelo. Os outros nomes ventilados também demonstram potencial para superar João Castelo na disputa.(dados em post posterior)
As dificuldades do prefeito João Castelo estão demonstradas nas respostas a vários questionamentos feitos na pesquisa. Para 63,17% dos entrevistados “as coisas estão na direção errada em São Luís”, ou seja, um clima predominante de pessimismo e reprovação. Em outra indagação realizada, 57,17% dizem que não há “nenhuma chance de votar em João Castelo”. E 62,83% dizem que o prefeito “não merece ser reeleito”.
Segundo turno – Num eventual segundo turno a pesquisa mostra Flávio Dino à frente de Castelo com 60% a 27,33%. Em outra simulação Edvaldo Holanda ficaria com 43,33% contra 34,33% de Castelo.Haveria empate técnico entre Castelo (38,33%) e Eliziane Gama(35,17%), bem como entre Castelo(37,5%) e Bira do Pindaré(35,5%). Castelo teria 39,5% contra 30% de Tadeu Palácio; e 38,67% contra 29,17% de Roberto Rocha. O índice dos que não sabem ou não quiseram responder sobre segundo turno ainda é elevado.
(com Blog do Itevaldo)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Rubens Jr. cobra esclarecimentos sobre suposto calote a aposentados

O deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) cobrou um posicionamento do governo do Estado e de sua bancada de apoio, sobre as denúncias do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) de que os professores aposentados da rede estadual não receberam reajustes em seus vencimentos.
Segundo o parlamentar, estes ganhos salariais fazem parte do acordo estabelecido entre o governo e o sindicato para que fosse encerrada a greve de quase 100 dias, acontecida no primeiro semestre.
“Isso é algo que nós não podemos concordar. Quer dizer que o servidor público, o professor, que trabalhou durante toda sua vida se dedicando nesta importante missão, agora por estar aposentado justamente até por um tempo especial, não direito aos reajustes que a Lei lhe assegura”, indagou.
Rubens Pereira argumentou que todos os ganhos conseguidos pelos servidores da ativa também devem ser aplicados àqueles que estão aposentados, conforme emenda aprovada pelo Congresso Nacional e já sancionada pela presidência da República.
Exatamente para exigir que o acordo seja cumprido de forma integral e todas as dúvidas sobre o assunto dirimidas, o parlamentar solicitou esclarecimentos da bancada e da secretaria de Educação.
“Precisamos de uma informação de uma resposta urgente, o secretário de Educação parece ser sensível tem nos ouvido nomeou agora recentemente alguns excedentes tem a prorrogação do concurso mais tem que dar uma resposta efetiva sobre os aposentados. Quero acreditar que foi um erro do governo e que, portanto pode ser resolvido ou numa folha suplementar ou dentro do salário no mês de dezembro, o que não pode é, os professores aposentados no Estado do Maranhão serrem discriminados, desrespeitados apesar do que diz a vontade da lei”, finalizou.

domingo, 11 de dezembro de 2011

CONVITE - PRÊMIO JOSÉ AUGUSTO MOCHEL 2011

COMITÊ MUNICIPAL DO PCdoB SÃO LUÍS-MA

Prêmio José Augusto Mochel 2011

C O N V I T E

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil – São Luis, a Fundação Maurício Grabois e o deputado estadual Rubens Júnior têm a honra de convidar para a solenidade de entrega do Prêmio José Augusto Mochel 2011.
A solenidade será realizada no dia 16 de dezembro, às 18 horas, no auditório Fernando Falcão da
 Assembléia Legislativa do Maranhão.
Contamos com sua honrosa presença neste evento que homenageia a luta popular e democrática.

Atenciosamente,

Márcio Jerry Saraiva Barroso
Pres. Comitê Municipal do PCdoB/São Luis

Elba Gomide Mochel
Coordenadora do Comitê Organizador

Cristiano Capovilla
Presidente da Fundação Maurício Grabois - Maranhão

Homenageados 2011

Cáritas Brasileira (Maranhão)
Fórum do Baixo Parnaíba
César Teixeira
Júlio Guterres
Maria de Jesus Gamboa ( Roxinha)
Maria Lúcia Telles
Pe Jean Marie Van Damme (Padre João Maria)
Reginaldo Telles
Pedro Careca( in memoriam)

sábado, 10 de dezembro de 2011

DAMAS DA CORRUPÇÃO: SECRETÁRIOS DE ROSEANA SARNEY USAM ESPOSAS EM 2012

 
VOTO X FOME
O atual governo de Roseana Sarney é o pior da história administrativa recente. A divulgação da composição do Secretariado foi adiada por diversas vezes, gerando uma boa expectativa. Ao final os mesmos "cupinchas" da cozinha da família Sarney.

Não é que agora os tais "bambam" querem fazer das esposas prefeitas municipais. O espelho de Paço do Lumiar desperta a ganância de todos. Bia Arôso "sem sombras de dúvidas" é corrupta e corrompe o Judiciário.


FOME COM VONTADE DE COMER

Além do Secretário de Articulação Política, Hildo Rocha, outros como Ricardo Murad já estão com as esposas com discurso e bolso pronto para as eleições de 2012. Míriam Rocha, Teresa Murad não passam de  damas da corrupção.

Essa aí é outra que de "Bonequinha de Luxo" passou a representante do povo de Coroatá. Prefeita, esposa de do ex-Prefeito Ricardo Murad e tia do ex-Prefeito Rômulo Trovão Murad. É uma sacanagem sem fim neste fim de Mundo.


   
 

Do: Blog do Cesar Bello.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prefeitura de Cantanhede está com o cofre cheio



O Ministério da Educação libera parcela de convênio para construção de escolas.

Caro cidadão,

Você está recebendo esta mensagem porque se cadastrou no Portal da Transparência para receber informações sobre novos repasses de recursos federais a estados e municípios realizados por meio de convênios. O objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e estimular a participação e o controle social.

Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 05/12/2011. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência

Os convênios do município de CANTANHEDE/MA que receberam seu último repasse no período de 29/11/2011 a 05/12/2011 estão relacionados abaixo:
Número Convênio: 667479
Objeto: ESTE CONVÊNIO TEM POR OBJETO A CONSTRUÇÃO DE ESCOLA(S), EM ATENDIMENTOAO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS - PAR, NO ÂMBITO DO PLANO DE METAS COM- PROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO.
Órgão Superior: MINISTERIO DA EDUCACAO
Convenente: MUNICIPIO DE CANTANHEDE - PREFEITURA MUNICIPAL
Valor Total: R$3.264.639,26
Data da Última Liberação: 01/12/2011
Valor da Última Liberação: R$1.632.319,63
Fonte: Contralodoria Geral da União

Vamos acompanhar para saber se o nosso dinheiro está sendo gasto de forma correta.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UM BOM EXEMPLO PARA CANTANHEDE


Uma equipe de agricultores familiares do povoado Chapada do Seringal, distante 155Km de Santa Luzia, acompanhada por técnicos do Escritório Regional da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) de Santa Inês, colheu recentemente 4.500 quilos de cebola.
A comunidade que figura como o maior celeiro agrícola do município e da região central do Estado, é responsável pelo projeto pioneiro na região que compreende 540 metros quadrados de extensão e teve início na primeira semana de maio deste ano, quando foi realizado o plantio.
O produto colhido pelo grupo de colonos foi encaminhado para comercialização em feiras e supermercados locais, de acordo com a engenheira agrônoma Elismar Oliveira. “A idéia de plantar cebola foi da Agerp. Queríamos fazer uma experiência diferente e a partir daí pensamos em produzir cebola, projeto inusitado que deu certo e que nos incentivou a dar continuidade. Tão logo, colheremos a produção de tomate, recentemente plantada no local” disse Elismar Oliveira.
A iniciativa chamou a atenção de agricultores de outros municípios. Agora, quem se movimenta para produzir a hortaliça condimentar mais difundida no mundo são os produtores rurais de Alto Alegre do Maranhão, que também sob a coordenação de técnicos da agência, presidida por Jorge Fortes, começaram o processo de tratamento da terra, para em seguida fazer o plantio.
“Foi uma excelente experiência. Tínhamos curiosidade e agora já podemos expandir o que aprendemos a outros municípios e a outros grupos de agricultores”, ressaltou satisfeita a engenheira do órgão da regional de Santa Inês.
A secretaria de desenvolvimnto rural de Cantanhede tem que trabalhar com produtos que têm mercado e um bom preço, por exemplo a cebola, o tomante.

sábado, 15 de outubro de 2011

Recuse sacolinhas hoje: Dia do Consumo Consciente

O Ministério do Meio Ambiente promove hoje (15) o Dia do Consumido Consciente com atividades para estimular o uso da sacola retornável. A ideia é recusar, durante as 24h do dia, as sacolinhas para despertar a consciência do público sobre os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados por padrões de produção, consumo excessivo e insustentáveis praticados. Já a ONG Akatu convidará todos a fazerem piqueniques nos parques e praças amanhã (16).



“Um consumidor consciente é aquele que faz escolhas inteligentes para sua qualidade de vida, para respeitar os limites do planeta e para respeitar as outras pessoas”, disse a secretaria de Articulação Institucional e cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samira Crespo

O ministério está promovendo uma campanha em quatro cidades brasileiras: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em parceria com o metrô, estão sendo colocados contâineres e coletores em estações definidas. Do dia 14 a 26 de outubro, serão coletados todos os materiais eletroeletrônicos, que os consumidores quiserem descartar a meta é coletar 50 toneladas de lixo eletrônico. O material recolhido será reaproveitado ou descartado de forma correta, sem danos para o meio ambiente.

“Tudo que a gente joga fora hoje pode voltar para economia, pode ter uma utilidade, tem valor econômico. Não tem mais nada na nossa sociedade que a gente possa desperdiçar”, disse Samira Crespo em entrevista ao programa Revista Brasil. De acordo com o Ministério do meio ambiente, 17,5% da população brasileira tem lixo eletrônico em casa.

O Instituto Akatu (organização não governamental) quer comemorar o Dia do Consumo Consciente de uma forma diferente, ocupando praças e parques em todo o país no domingo (16), convidando a todos para realizar piqueniques.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Roseana Sarney deixa alunos sem merenda escolar

O melhor governo da vida de Roseana é um verdadeiro desastre, a saúde não funciona,  a violência e o tráfico de drogas está destruíndo nossa juvente e o governo se omite. A educação é a área que pode atenuar os problemas da sociedade, no entanto, está sendo destruída pelo desgoverno que se instalou no Maranhão.
Os direitos dos professores, que foram conquistados com grande sacrifício, estão sendo castrados de forma absurda, na maioria das escolas faltam professores e para piorar a secretária de educação contrata profissionais que não são habilitados para lecionar, como está ocorrendo em Cantanhede onde fonoaudiologo foi contratado para ensinar matemática, mesmo tendo excedente do último concurso.
Para destruir o que já é ruim Roseana Sarney na sua luta para fazer "o melhor governo de sua vida" não está fornecendo merenda escolar para os alunos da rede estadual das cidades de Cantanhede e Matões do Norte, devido a este problema os alunos têm que ser liberados mais cedo, reduzindo a carga horária, a maioria dos alunos são pobres e muitos vão sem almoçar para a escolar. Deus, o povo errou, mas perdou-a e toda no coração da governadora para que ele faça alguma coisa pelo nosso tão sofrido Maranhão.
Em Cantanhede, na escola do Estado, que é de responsabilidade do Hildo Rocha, os alunos não têm nem farinha com água, então porque falar da Prefeitura sem antes olhar os seus problemas?
Política se faz com coerência!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Série eleições 2012: Sob a égide dos agiotas

O Blog do Controle Social vai apresentar uma série de artigos que tem como pano de fundo as eleições do próximo ano.  A tão temível e famigerada eleição para os cobiçados cargos de prefeito. 

É neste pleito que o pacato cidadão ver o dinheiro da merenda escolar e o que serviria para comprar medicamentos ser negociado como garantia de empréstimo para o financiamento da campanha do ano que vem.

Sem mais delongas, tenham todos uma boa leitura:

Alguns candidatos gastam rios de dinheiro em suas campanhas eleitorais buscando se eleger e o cargo mais cobiçado por eles é o de prefeito. Mas não pensem que é para promover o desenvolvimento dos municípios não, é para enriquecer o próprio candidato, sua família e seu grupo político (ou quadrilha).


Se vocês acharam que eles utilizam o dinheiro do próprio bolso para financiar a sua campanha enganaram-se redondamente.


As duas formas de financiamento mais comuns são: conseguir apoio do atual prefeito para que ele aplique parte do dinheiro desviado durante a sua gestão, ou recorrer aos temíveis agiotas. Seja de que forma for, a população do município sempre vai sair perdendo.
 
Com as crianças ficando sem a merenda escolar, os doentes sem atendimento médico-ambulatorial, os alunos do Projovem sem receber a bolsa, os conjuntos residenciais sendo construídos sem estrutura alguma etc.


Pois bem, como o prefeito só vai apoiar um candidato, os demais têm que pedir empréstimo financeiro aos agiotas. E, caros leitores, estas pessoas chegam a cobrar até 500% de juros pelo valor que foi emprestado para ser aplicado nas campanhas eleitorais.


Ou seja, se um candidato pedir R$ 1 milhão para a campanha, terá que pagar R$ 5 milhões para o agiota. E para que um candidato quer tanto dinheiro? Na maioria das vezes, como não têm proposta alguma de mudança para o município, eles atraem os eleitores com festas, presentinhos, materiais de construção, medicamentos, eletrodomésticos e, até, dando dinheiro diretamente ao povo.


Estas pessoas podem ser facilmente reconhecidas pelo eleitor. Normalmente apresentam sinais exteriores de riqueza, ou seja, trocam de carro constantemente, constrõem casarões ou já foram responsáveis por alguma função dentro da prefeitura.


A face mais visível da ação do dinheiro proveniente de um agiota é a compra de votos, a transferência ilegal de eleitores e a realização de festas com o intuito de enganar a população e vender a imagem de que a criatura é boazinha. Um lobo em pele de cordeiro. 
 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cantanhedenses são soterrados em Alto Taquari, MT.

Na manha desta segunda feira (19), dois trabalhadores, João Pereira (Branco), de 25 anos de idade, casado pai de 2 filhos que estão no Maranhão com a mãe e Carlinhos,  também casado sem filhos residentes em Alto Taquari, mas de origem maranhense da cidade de Catanhede, caíram dentro de um buraco onde e descarregado adubos.
Segundo informações obtidas no local do acidente o encarregado dos funcionários pediu para que os dois entrassem nesse buraco chamado de moenda para desobstruir a passagem do adubo ate o duto que leva este produto para um caminhão, os dois entraram e foram soterrados, caíram sobre eles cerca de 8 toneladas do produto. Os dois trabalhadores morreram asfixiados.
A nossa equipe de reportagem esteve no local, e conseguiu filmar por alguns minutos logo depois segurança da empresa expulsou e reportagem  e pediu para ficarmos do lado de fora da empresa procuramos algum responsável para falar, mas uma senhora de nome não identificado se diz gerente, esconde toda e qualquer informação.
Em contato com Parentes das vitimas que se encontram no local, tivemos a informação de que as vitimas como os demais funcionários da empresa, não usam equipamentos de proteção, apenas um par de luvas, uma mascara descartável e um capacete. Na empresa não consta nenhum técnico em segurança de trabalho.
O corpo de bombeiros chegou por volta de 5 horas da tarde, e nada pude fazer. Os outros funcionários estão tentando chegar aos corpos retirando a carga de adubo com balde o que deve levar um bom tempo. Há informação de que uma retroescavadeira do município estaria se deslocando para o local, mas já passava das 18hs30 horas e a referida maquina ainda não havia saído da garagem.
Estão sendo aguardados dirigentes da empresa, mas até o começo da noite não havia chegado ninguém. Parentes das vitimas estão indignados, pois querem os corpos que deverão ser levados para o Maranhão onde serão sepultados, mas como já se passaram 10 horas, a espera torna-se angustiante disse o senhor Edmar Maciel da Silva que é sogro de Carlinhos (uma das vitimas). A direção da empresa proibiu os parentes das vitimas em dar entrevistas á imprensa eles blindam o local e mantem os portões de entrada trancados, dando conta de que alguma coisa deu errado.
Fonte: Direto da redação tvtaquari.com.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gastão Vieira é o novo ministro do turismo

O deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) é o novo ministro do Turismo. Ele acaba de ser chamado ao gabinete da presidente Dilma Rousseff para o convite ser formalizado. Vieira é ligado à família do senador José Sarney.
Ele substitiu Pedro Novais no cargo, que pediu demissão nesta quarta-feira após a Folha revelar que o ex-ministro cometeu irregularidades com dinheiro público. Foi o quinto ministro a deixar o governo Dilma.

Ministro do Turismo entrega carta de demissão nesta quarta

Em reunião nesta manhã, lideranças do PMDB decidiram não manter apoio à permanência de Pedro Novais na pasta após a publicação de novas denúncias.


BRASÍLIA - Em uma conversa na manhã desta quarta-feira, 14, envolvendo o ministro do Turismo, Pedro Novais, e as lideranças do PMDB, ficou decidido que o PMDB não mantém mais apoio à permanência de Novais na pasta, e que o ministro entrega nesta quarta a carta de demissão à presidente Dilma  Rousseff.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vereador Cleber Caldas filia-se no PSDB de Dra. Meire


Vereador Cleber Caldas
 Em uma reunião, ontem, 05, entre a família Caldas e a o direção estadual do PSDB ficou acertado o ingresso do Vereador Cleber Caldas no ninho tucano.
Com esta filiação a ex-prefeita Dra. Meire passou a contar com o apoio de dois dos nove vereadores cantanhedense: Zé Raimundo (presidente da Câmara) e Cleber Caldas.