segunda-feira, 23 de maio de 2011

O MARANHÃO BEIJA FLOR E AS LUTAS DE CLASSES

Por: Cesar Bello
 
As paralisações das categorias no Maranhão tem motivações legalmente justificadas. O atraso atinge a tudo e a todos, provocando as atuais manifestações e greves. São cinqüenta anos de controle absoluto dos três Poderes e da malha institucional pela família Sarney. Nada escapa ao olhar panótico dos plantonistas do poder.

A insatisfação é surda e generalizada em todo o Maranhão. O modelo político autoritário,centralizador e corrupto repete-se do Governo do Estado às Prefeituras dos Municípios. A reação de forma organizada começa a ganhar corpo e consistência. A greve dos professores foi o maior dos indicativos deste processo inexorável.

O Maranhão serve à Sarney como moeda nas barganhas eleitorais. Dos projeto de Exploração e Produção(Refinaria Premium para ser inaugurado em 2013) à construção de Unidades de Pronto Atendimento a Saúde(72 para serem concluídas em dezembro de 2010 ) tudo sempre é adiado. 


BR-135, Refinaria, Indústrias, Empregos, Hospitais, Piso Salarial, Estatutos, Planos de Cargos e Salários. "Se estes dias não fossem abreviados, ninguém conseguiria salvar-se. Mas estes dias serão abreviados por causa dos eleitos"(Mateus 24:22). Todos estes que estão ai atravancando nossos caminho passarão eu passarinho e o Maranhão beija-flor.

sábado, 7 de maio de 2011

Qual a primeira providência que o novo prefeito deve tomar?


Welliton Resende, Auditor da CGU

Muitos muinicípios maranhenses foram totalmente abandonados nos últimos anos. Este fenômeno foi ocasionado por dois fatores distintos: o primeiro deles é a absoluta imcompetência de alguns gestores (prefeitos e secretários) na administração do patrimônio público e o segundo é o verdadeiro roubo que se pratica contra os cofres públicos.

O abandono da maior parte dos municípios maranhenses é tão grande, que nos dá a impressão de que não entrou nenhum centavo nos cofres de algumas cidades. O que é uma grande mentira. Do início das atuais desastrosas gestões até este mês foram transferidos, somente pelo Governo Federal, milhões de reais.

Dinheiro este que se houvesse tido uma aplicação correta em benefício de nossa população o quadro gravíssimo de abandono seria radicalmente modificado. Enfim, não se deve ficar remoendo o passado, contudo, o dinheiro público não pertence a apenas uma pessoa.

Ele é sim, de todo o conjunto da sociedade. Quem recebeu e não aplicou honest amente o dinheiro do povo deve devolver cada centavo desviado ou mal aplicado. Sob pena de enfrentar os rigores da lei.

Portanto, a primeira providência que deve ser tomada pelos novos prefeitos é solicitar uma auditoria nos últimos 5 anos de administração dos atuais prefeitos. É o famoso "pente-fino". Um verdadeiro raios-x de todo o recurso que entrou e onde, ou no bolso de quem, ele foi parar. E o resultado dessa auditoria deve ser entregue à CGU, à Polícia Federal, aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, às Justiças Federal e Estadual e aos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU).

Por que nos últimos 5 anos apenas? Infelizmente aqui no Brasil os crimes de improbidade administrativa prescrevem após passado este tempo. Ou seja, os prefeitos corruptos recebem um salvo-conduto da justiça e não podem mais ser penalizados por estes crimes. Uma lástima que acaba transformando o Brasil no país da corrupção.

Bem mais que um compromisso, está é uma obrigação de todos os futuros prefeitos. Ele deve exigir uma auditoria completa e solicitar a devolução dos recursos desviados aos cofres públicos. Quem desviou o dinheiro público tem mesmo é que mofar na cadeia. Lugar de corrupto é no Complexo Penintenciário de Pedrinhas, quer seja prefeito (a), secretário(a) etc.

E corrupto é a pior espécie de bandido, pois ele rouba a vida e a esperança das pessoas. Ao eleitor cabe escolher um candidato que tenha coragem e compromisso de solicitar a auditoria e botar na cadeia quem massacrou milhares de pessoas. 

Por: Welliton Resende, Auditor da CGU.