quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Política de pai para filho se perpetua no Maranhão


Nas eleições deste ano a genealogia na política maranhense se torna ainda mais marcante. Afora a candidatura à reeleição de Roseana Sarney, filha do ex-governador do Maranhão, ex-presidente da República e atual presidente do Senado, outras tantas comprovam que a política, ou a divisão do poder no estado, tem forte fundações nas famílias.
E, como diz o ditado, aqui “filho de peixe é peixinho”, com projeto de vir a se tornar um tubarão branco.
Num lançar de olhos na relação dos candidatos aptos junto ao Tribunal Superior Eleitoral, mais de uma dúzia dos pleiteantes a cargos eletivos são descendentes de políticos ou detentores de mandatos ainda no exercício do cargo. São filhos de…
André Fufuca- Filho do deputado estadual Fufuca Dantas, ex-secretário de Minas e Energia do governo Roseana Sarney. Candidato a deputado estadual.
Camilo Figueiredo – Filho do ex-prefeito de Codó, Biné Figueiredo. Candidato à reeleição de deputado estadual.

Daniel Macedo
– Filho do secretário de Comunicação do governo Roseana, Sérgio Macedo. Candidato a deputado estadual.
Davi Alves Silva Júnior - Filho do ex-deputado federal e lendário político da região tocantina Davi Alves Silva. Candidato à reeleição de deputado federal.
Djane Alves Silva – Filha do ex-deputado federal e lendário político da região tocantina Davi Alves Silva. Candidata a deputada federal.
Eduardo Braide – Filho do deputado estadual Carlos Braide. Candidato a deputado estadual.
Edvaldo Holanda Júnior - Filho do deputado estadual Edvaldo Holanda. Vereador de São Luís. Candidato a deputado federal.
Érico Carvalho - Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cururupu, Wilson Carvalho, impedido de ser candidato por ser condenado pelo Tribunal de Contas da União, TCU. Candidato a deputado estadual.
Gardênia Castelo - Filha do ex-governador e atual prefeito de São Luís, João Castelo. Candidata à reeleição, deputada estadual que assumiu na suplência.
Kleber Leite – Filho do ex-deputado já falecido Kleber Leite. Candidato a deputado federal.
Lima Neto – Filho do deputado estadual Zé Lima. Candidato a deputado estadual.
Luciano Genésio – Filho do ex-prefeito de Pinheiro e ex-deputado estadual José Genésio. Candidato a deputado estadual.
Luciano Leitoa – Filho do deputado estadual e ex-prefeito de Timon, Chico Leitoa. Ex-deputado federal. Candidato a deputado estadual.
Neto Evangelista – Filho do ex-deputado estadual João Evangelista, falecido em 2009. Candidato a deputado estadual.
Paulo Marinho Jr – Filho da deputada Márcia Marinho e do ex-deputado federal e ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho. Ambos condenados pelo Tribunal de Contas da União. Candidato a deputado federal.
Ricardo Archer - Filho do ex-prefeito de Codó, Ricardo Archer, impedido de participar das eleições por conta de condenação junto ao Tribunal de Contas da União, TCU. Candidato a deputado federal.
Rigo Teles – Filho do prefeito de Barra do Corda, Nenzim. Candidato a reeleição de deputado estadual.
Roberto Câmara – Filho do ex-prefeito de São José de Ribamar, Jota Câmara. Candidato a deputado estadual.
Roseana Sarney - Filha do senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado Federal e ex-presidente da República. Candidata à reeleição do governo do estado.
Rubens Pereira Jr – Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Matões, Rubens Pereira, barrado desde as eleições de 2006 pelo TCU. Candidato à reeleição.
Sarney Filho - Filho do senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado Federal e ex-presidente da República. Candidato à reeleição de deputado federal.
Victor Mendes – Filho do ex-prefeito de Pinheiro e secretário de Cidades do governo Roseana, Filuca Mendes. Candidato à reeleição de deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário