quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cai a primeira mentira de Roseana Sarney, que a educação do Maranhão tinha melhorado.

A mentira tem pernas curtas. Há duas semanas atrás a Governadora Roseana Sarney( Rosengana ) falava em seu programa eleitoral que a educação do nosso Estado tinha melhorado, passada a campanha eleitoral o Secretário de educação admite que a educação do Maranhão não melhorou e continuará entre as piores por alguns anos. Que não teremos um bom resultado no ENEM, como eles proferiram durante a campanha eleitoral, tinhamos melhorado.
VEJA O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, APÓS A ELEIÇÃO, SOBRE O ENEM:

Maranhão ainda não melhorará no Enem este ano


Secretaria prevê somente para as próximas edições a melhoria no ranking. Em 2009, o MA foi o penúltimo


O Maranhão deve esperar mais um pouco para ser mais bem colocado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em relação aos outros estados do país. Em visita ontem a O IMPARCIAL, o secretário de Educação do Estado, Anselmo Raposo, disse que os efeitos e progressos do investimento que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem feito no sistema público de ensino médio só devem aparecer em médio prazo, entre dois ou três anos, e não a curto prazo. “O Enem, na verdade, não avalia as escolas. Ele pás mostra os pontos onde temos de melhorar. Nós precisamos de tempo para organizar o ensino médio, e torná-lo satisfatório”, declarou o secretário.

Em 2009, o Maranhão ocupou o penúltimo lugar no ranking das notas gerais do Enem entre os estados brasileiros. Com base no somatório das notas, entre 2008 e 2009, o estado caiu cinco posições. Em 2008, o estado classificou-se como 21º colocado no ranking dos estados, obtendo média de 46,80 pontos, entre questões objetivas e a redação. Em 2009, com média de 496,26, o Maranhão classificou-se na 26ª posição, entre 27 estados da Federação, perdendo apenas para Roraima, com média de 494,06 pontos. O Enem deste ano será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em todas as unidades da Federação.

Na época da divulgação dos dados do Enem, em julho, O IMPARCIAL procurou a supervisora de Avaliação de Educacional da Seduc, Vera Lúcia Gonçalves Pires, em busca de uma explicação para a queda tão brusca do Maranhão no ranking, em apenas um ano. Para ela, um dos motivos é o número de participantes provenientes de escolas públicas no Enem, que aumentou 52% entre 2008 e 2009, incluindo também o EJA. “Como aumentou o número de alunos inscritos, entraram inclusive muitos alunos da categoria EJA, que são alunos que estavam muito tempo sem estudar. Com certeza não estavam tão preparados para o Enem quanto os outros, que estavam regulares com a vida escolar”, declarou.

Segundo Anselmo Raposo, a causa dessa queda do estado no ranking foi causada pela desorganização e falta de investimentos do governo anterior. “O resultado que saiu agora é conseqüência de três anos atrás. Tudo isso do passado reflete agora no presente. Foram várias questões deixadas de lado, como melhoria nas escolas, falta de investimento nos professores e gestão escolar mal-organizada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário