sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os responsáveis pela derrota da oposição no Maranhão

Se as oposições quiserem culpar uma ou duas pessoas de fora pela derrota no Maranhão que culpem Lula e Dilma Roussef. Com a força da máquina federal, as duas personagens não só pediram votos encarniçadamente para Roseana Sarney, Edson Lobão e João Alberto como ainda disponibilizaram estrutura para que a oligarquia se mantivesse no poder.
De forma renhida, o Palácio do Planalto agiu de maneira ortodoxa e heterodoxa tanto para barrar Flávio Dino como para anular Jackson Lago. Então, por que os eleitores maranhenses que anseiam por mudança não dão o troco agora, votando em José Serra?... Pelo menos assim haveria um pêndulo a balançar entre o Maranhão e Brasília. Racionalmente analisando, se Dilma for eleita e se unir aos Sarney a oligarquia vai transformar em suco quaisquer resquícios de oposição ao governo estadual, afora que política, financeira e economicamente só irão se dar bem os mesmos de sempre. O povo vai continuar na merda recebendo unicamente as migalhas dos chamados programas sociais. O populismo irá singrar de ponta a ponta, até que lá no pleito de 2014 outro sarneyzista de proveta será novamente eleito governador.
A questão agora não é ser de direita ou esquerda (hipocritamente maniqueista), porque não há diferenças fundamentais entre Dilma e Serra nesse aspecto político, mas de sobrevivência da própria oposição maranhense. Por Lula, Flávio Dino sequer teria nascido como liderança política, ainda mais para combater os Sarney. Por Lula, Dino seria um cachorrinho de estimação à espera da oligarquia fenecer por si própria, segundo o tempo estabelecido pela natureza... Por Lula, Jackson Lago seria enterrado em vida, como o fez a máquina pública que o trucidou jurídica e politicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário