domingo, 10 de outubro de 2010

Os resultados das eleições e os prováveis destinos da política cantanhedense

Passada a ressaca da eleição, os ânimos mais moderados, a tristeza menos forte, é hora de fazer uma analise sobre o pleito de 2010 de acordo com os números que saíram das urnas, onde temos os sete mais votados, Deputados estaduais, foram:

Chico Gomes  -   1822
Cesar Pires    -    1352
Alberto Franco -   611
Gardenhinha     -   610
Edilázio            -   331
Gerson Jr.        -   276
Marcos Caldas -  252
F. Furtado        -  244

Pelos números dos candidatos é que os analistas baseiam-se em suas refelexões, sobre o potencial dos políticos locais que os apoiam. Deixamos bem claro que as conclusões que chegamos são meramente especulativas, pis sabemos que eleição estadual é um pouco diferente do pleito municipal, além do mais, não somos analistas políticos. As nossas conclusões são as seguintes:

1) - O grupo de Dra. Meire, chamado terceirão, não emplacou, pois teve uma votação pífia de apenas 610 votos, ficando em quarto, já não é mais terceirão;
2) - O Gerson Jr. com seus 276 votos não conseguiu polarizar com os candidatos forasteiros, teria que mostrar ao eleitor que era melhor votar nele que é de Cantanhede do que nos de fora, pelo menos fazer igual ao Tiririca, ruim por ruim vota em mim. Praticamente acabou com a possibilidade de se lançar em 2012 para um cargo executivo. A não ser que aconteça algum fato extraordinário para que ele volte a sonhar com 2012.
3)- O prefeito também teve um desempenho fraco nas urnas, deu praticamente a mesma votação de 2006, quando era oposição, ao seu candidato, mesmo estando com a máquina na mão e um comitê com mais de 1000 campanhista. Demonstrou que tem menos da metade dos votos que conseguiu em sua eleição para prefeito em 2008. Esperava-se que seu candidato tivesse 2100 a 2500 votos, no mínimo. Alguns dizem que seus votos foram dados a outros candidatos apoiados por seus aliados, até concordamos, mas isso significa que ele depende e dependerá muito de seus aliados no próximo pleito, e isto é muito preocupante para um líder, ser dependente de seus liderados. Ainda mais para um gestor que no começo escolheu um secretariado sem consultar seus aliadose não teve diálogo com seus aliados.
Outro fato que se percebeu nas urnas é que a periferia não está contente com a administração municipal, pois as seções em que seu candidato teve menos votos foram nas que predominam os eleitores da periferia.
Como alguns pregam se somarmos os votos do que apoiam o Prefeito e os que ficam com seus opositores a diferença temos uma diferença pequena entre os dois, números que podem muito bem serem ultrapassados no discurso e na empolgação da campanha.
4) - O Neto jhones também teve uma votação pífia, tem em vista o volume de campanha, andou em todo o município, mas seu candidato só teve 252 votos, que dependendo da coligação não faria nem um vereados, também praticamente acabaram suas pretenções ao executivo em 2012.
5) - Boa votação teve o Jacó, que deu 244 votos para o Fernando Furtado, através do sindicato dos pescadores, dando sinal de que será um forte concorrente para a Câmara muncipal em 2012.
6) - O Mundinho demonstrou que está com seu futuro político praticamente encerrado, com a votação que deu para o Edilázio de apenas 331 votos, e segundo informação de um de seus irmãos com três processos nas costas, devido a sua complicada gestão. Fez uma campanha forte, mas não teve uma resposta satisfatória das urnas, onde muitos achavam que teria uma votação melhor.
7) - O Hildo com 1352 votos para o seu candidato continua sendo a maior espressão da oposição, mesmo que em cada eleição sua votação tem sido cada vez menor. Seus aliados foram mais empenhados e determinados.
Mas seu grande trunfo será o apoio que terá da Roseana sarney, que sendo seus aliados será secretário da casa civil, o posto mais cobiçado de qualquer governo.
8) - O grupo que apoiou o Alberto franco teve uma boa votação, o que deve garantir a presidência da Câmara para o vereador Toinho. Tendo dois vereadores um ex-vereador e algumas pessoas acostumadas com campanhas, sairam-se bem com 611 votos, superando o grupo da Dra. Meire e cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário