segunda-feira, 22 de novembro de 2010

IFMA OFERECE 4,9 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS

Começa no dia 25 de novembro, o prazo de inscrição no processo seletivo de cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Os interessados têm até o dia 10 de dezembro para se inscrever pela internet (veja o edital). A taxa custa 20 reais. Foram abertas 4.910 vagas em 18 unidades espalhadas pelo estado.

Existem quatro modalidades de curso: para quem concluiu o ensino fundamental (integrada); para quem concluiu o ensino médio (subsequente); para quem concluiu o primeiro ano do ensino médio (concomitante) e para aqueles que possuem 18 anos ou mais e concluíram o ensino fundamental (Proeja).

Cotas
De acordo com o edital, 20% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas. No Campus Maracanã, o curso integrado em Agropecuária terá 30% das vagas reservadas à alunos da Pedagogia da Alternância (egressos de casas familiares rurais, escolas agrícolas do campo, etc).

A inscrição será realizada em duas etapas. Na primeira, deve-se informar os dados pessoais (RG e CPF são exigidos), a modalidade de ensino (integrada, concomitante, subsequente e Proeja), a cidade em que deseja estudar e onde o candidato pretende fazer a prova. Na segunda etapa, é necessário confirmar os dois cursos que pretende concorrer (primeira e segunda opção), além de informar se entrará ou não no sistema de cotas. O prazo será de 21 a 25 de janeiro de 2011.

As provas serão aplicadas no dia 9 de janeiro, das 8h30 às 12h30. Serão 40 questões (20 de português e 20 de matemática).

Distribuição das vagas
Além dos dez campi em funcionamento, o IFMA vai iniciar as atividades de outras oito unidades, totalizando 18 campi com 4.910 vagas em todo o Maranhão. Juntas, as três unidades de São Luís (Monte Castelo, Centro Histórico e Maracanã) oferecem 1.270 vagas. O Campus Imperatriz dispõe de 480 vagas. Buriticupu, Timon e Pinheiro disponibilizaram 360 vagas cada. Zé Doca e Santa Inês ofertaram 320 vagas cada. Codó e São Raimundo das Mangabeiras criaram 240 vagas cada. Em Barra do Corda estão disponíveis 200 vagas. Bacabal e Alcântara oferecem 160 vagas cada. Barreirinhas e Caxias têm 120 vagas cada e São João dos Patos, outras 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário