segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Professores da rede estadual em Cantanhede aderem à greve.

Amanhã (01), a partir das 09:00H os professores da rede estadual de ensino farão manisfestação pela aprovação do estatudo do professor e por a governadora não cumprir acordos firmados com a classe. A concentração dos professores ocorrerrá em frente a igreja católica nossa senhora da conceição.
Sabemos que os grandes prejudicados são os alunos, mas não podemos nos acomodar e ficar esperando a boa vontade da governadora, que tem desrespeitado todos os acordos firmados. Estaremos lutando pela valorização da educação, pois não teremos educação de qualidade com professores desrespeitados e desvalorizados.
Esperamos que todos compreendam e apoiem a posição dos educadores de nosso Estado.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

RESUMO DO PT MARANHENSE NA BASE DE SARNEY

Uma breve recapitulação sobre o enlace do PT com o PMDB no Maranhão revela uma sequência de fatos que demonstram o quanto esta aliança foi nociva ao PT e ao povo do nosso estado.

Primeiro, o secretário de Educação Anselmo Raposo (PT) foi exonerado por denúncias de corrupção. Raposo ocupou o cargo nas negociações para casar o petismo envergonhado ao sarneísmo inveterado.

Como não havia amor, arranjaram um casamento forçado após a derrota do petismo sarneísta no Encontro de Tática Eleitoral que havia definido o apoio do PT a Flávio Dino (PC do B) em 2010.

Roseana Sarney (PMDB) ganhou a eleição com mil promessas de ampliar os espaços do PT no governo. Sobrou ao petismo apenas a secretaria de Assuntos Institucionais para Rodrigo Comerciário. Nada mais.

Os outros aderentes foram nomeados na vice-governadoria de Washington Oliveira.

Depois da exoneração de Raposo, veio o escândalo da Fapema. Um dos melhores operadores de Oliviera, Fernando Magalhães, figurava na lista de bolsistas sem nunca ter feito uma pesquisa.

Outro Magalhães, o João Batista, lobista ligado a Washington Oliveira, esteve na mira da Polícia Federal durante a Operação Astiages, que investigou denúncias de corrupção em prefeituras e levou à cadeia várias pessoas de Barra do Corda.

Antes que o PT respirasse da caçada ao lobista Magalhães, surgem as denúncias de corrupção no Incra envolvendo o ex-superintendente Raimundo Monteiro, presidente estadual do PT.

O PT não tem espaços no governo Roseana. Esta, por sua vez, não tem nenhum projeto para o Maranhão. Os petistas só servem para ilustrar a crônica política de maneira pejorativa.

Tudo isso dá a impressão de que estão montando o dossiê do PT maranhense. Logo logo Roseana Sarney conversa com Zé Dirceu e diz que esses petistas daqui só dão problema e está na hora de mandar embora.

Resumido a quase nada, o petismo sarneísta só serviu mesmo para emprestar o tempo de televisão na campanha de 2010. Está esperando o pagamento da fatura até hoje, mas parece que vai ficar no prejuízo.

Por Ed Wilson Ferreira Araújo

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Roseana Sarney governou 6 dos 10 anos que fizeram do Maranhão o campeão no aumento de assassinatos no país

Leandro Sousa
Coluna do Ricardo Setti
Amigos, vocês viram o “Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil”, estudo pelo Ministério da Justiça e pelo Instituto Sangari?
(O instituto, que tradicionalmente realiza o “Mapa da Violência”, sob coordenação do sociólogo Júlio Jacobo, é mantido pela Sangari, uma empresa “que cria, desenvolve, produz e implementa metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de ciências no ensino fundamental, e tem parceiros como a Fundação Clinton, o Banco Interamericano e a Unesco, órgão da ONU para a educação, ciência e cultura).
Pois ali a magnífica notícia é que, no período 1998-2008, diminuiu drasticamente o número de homicídios em dois Estados grandes e tradicionalmente problemáticos – São Paulo, o maior deles, e o Rio de Janeiro, terceiro em importância, logo após Minas Gerais. São Paulo baixou em 62,4% o número de homicídios, e o Rio, 38,6%.
Na cidade de São Paulo, a queda foi ainda mais positiva, de impressionantes 76% entre a população em geral e de 81% entre jovens de 15 a 24 anos, de tal forma que São Paulo é a capital onde proporcionalmente morrem menos jovens no país.
Em compensação, é absolutamente assustadora a situação no Maranhão, Estado onde mais cresceram os homicídios em geral – espantosos, horrendos 297%, e quase inacreditáveis 514,9% quando se trata de jovens.
O que será que tem a dizer a respeito a governadora Roseana Sarney (PMDB) – que ocupa o cargo pela quarta vez e que, dos 10 anos abrangidos pela pesquisa, esteve pilotando o Maranhão em 6

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Raimundo Monteiro e Benedito Terceiro envolvidos em desvios no INCRA-MA

O ex-superintendente do Incra e presidente regional do PT, Raimundo Monteiro e atual do superintendente órgão, Benedito Terceiro são os “cabeças” do esquema fraudulento de desvio de verbas públicos, de acordo com o superintendente da Polícia Federal (PF) no estado Fernando Segóvia.
Além deles, Segóvia apontou o delegado da polícia civil Rubem Sérgio dos Santos como um dos “cérebros” da fraude.
 O chefe da Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão, Roberto Viegas afirmou que “Não tinha como eles [Monteiro e Terceiro] não terem conhecimento”, da fraude.
Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão de documentos na Operação Donatário que comprovem irregularidades na construção de casas em 16 assentamentos no Maranhão. 
De acordo com a PF, o esquema engloba pelo menos 55 pessoas, entre servidores e ex-servidores do Incra, do Iterma (Instituto de Colonização e Terra do Maranhão), lobistas, construtores, presidentes de associações e cooperativas de assentados e um policial civil que atua como delegado agrário.
A

Policia Federal faz busca e apreensão no INCRA-MA

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal realizam hoje (dia 25) a Operação Donatário, planejada para dar cumprimento a 39 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal no Maranhão. A operação, que tem apoio da Procuradoria da República no Maranhão, visa coibir a ação de quadrilha envolvida no desvio de recursos públicos federais liberados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na modalidade de Crédito Instalação, especialmente para construção de casas em projetos de assentamentos, em favor de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.
A investigação da Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão, realizada em conjunto com CGU, tem âmbito estadual. A operação de hoje conta com um efetivo de aproximadamente 147 policiais federais e 15 analistas da CGU.
Foram realizadas auditorias e/ou diligências em 25 associações espalhadas em 12 municípios (Arame, Morros, Pindaré-Mirim, Icatu, Santa Helena, Turiaçu, Junco do Maranhão, Santa Luzia, Centro Novo do Maranhão, Governador Nunes Freire, São João do Sóter e Barrerinhas,), sendo fiscalizado um montante aproximado de R$ 20 milhões, cujos desvios já beiram R$ 3,5 milhões, fora os prejuízos que ainda necessitam de perícia técnica para quantificação.
As provas colhidas durante a apuração são robustas. Constam do inquérito, por exemplo, 535 fotografias de casas inacabadas, não construídas ou construídas com material de baixíssimo custo (taipa) apesar da liberação de recursos pelo Incra para conclusão dos imóveis. Obras absolutamente fora dos padrões contratados.
Esquema criminoso
As investigações identificaram a participação no esquema de pelo menos 55 pessoas, entre as quais servidores e ex-servidores do Incra, do Iterma, um policial civil do Maranhão (atualmente delegado agrário), construtores, lobistas e presidentes de associações de assentados. Os integrantes da organização criminosa são investigados pelos crimes dos arts. 288 (quadrilha ou bando), 312 (peculato), 317 (corrupção passiva), 333 (concussão), do Código Penal.
O esquema funcionava em pelo menos três etapas. Primeiro, eram obtidos recursos para construção de casas em projetos de assentamentos regulares instalados pelo Incra, que só eram liberados para as associações de assentados cujos presidentes pudessem ser cooptados pela quadrilha, mediante o oferecimento de vantagens pessoais. Uma vez depositados os recursos nas contas das associações beneficiárias, entravam em cena os técnicos do Incra, em grande maioria, e também do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) que, elaboravam relatórios de medição técnica das construções das casas, atestando a entrega de materiais de construção e/ou execução de obras inexistentes. Isso era feito muitas vezes sem que os técnicos sequer comparecessem aos assentamentos, valendo-se de documentos falsos por eles produzidos, fornecidos por lobistas, por construtores ou por presidentes das associações. Deve-se destacar que, para que os assentados não desconfiassem da fraude, por vezes, a construção das casas era apenas iniciada e, em seguida, abandonada.
Fechando o esquema e a despeito da notoriedade das irregularidades, a Superintendência do Incra determinava ao banco o pagamento dos construtores envolvidos com a fraude, que tratavam, então, de repartir os ganhos ilícitos com os demais membros da organização criminosa. Em outras situações, quando os recursos não eram recebidos pela intermediação direta da quadrilha, pessoas ligadas à administração do Incra entravam em contato com os presidentes das associações e construtores, solicitando o pagamento de até 30% do valor do recurso disponibilizado para que a autarquia autorizasse sua liberação.
Para evitar que novas irregularidades como estas voltem a ocorrer no programa, a ação de concessão de crédito de instalação para construção de habitação, conduzida pelo Incra, tem sido objeto de atenção da CGU, inclusive com diversas tratativas com a unidade central do Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, voltadas ao mapeamento dos fluxos administrativos e operacionais da ação. A finalidade é buscar a redução das vulnerabilidades e riscos que possam comprometer os objetivos da ação e a regular aplicação dos recursos.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mulher acusa pai, com o diz ter dois filho, de estrupo e cárcere privado, em Pirapemas

Está preso desde terça-feira (22), na Delegacia Regional de Itapecuru Mirim, um homem identificado como Raimundo Vicente Barbosa da Silva, de 50 anos, acusado de abusar sexualmente de uma filha durante 11 anos. O caso teria ocorrido no povoado Vassoura de Botão, em Pirapemas (a 196 km de São Luís). A suposta vítima, Maria de Fátima Moreira da Silva, hoje com 25 anos, teria confirmado os abusos à polícia e relatado, ainda, que dois filhos nasceram da relação incestuosa – uma menina de 5 anos e um menino de 2 meses.
Raimundo Vicente Barbosa da Silva
Segundo o delegado Leonardo do Nascimento Diniz, responsável pelas investigações, denúncias anônimas levaram à prisão de Raimundo. “A vítima relatou que foi deixada pela mãe, com os quatro irmãos, aos 11 anos, e desde os 14 era mantida em cárcere privado e sofria abusos do pai. Aos 22, ela teve a primeira filha das relações forçadas, e no ano passado teve mais um bebê”, afirmou o delegado.
Há quatro meses, Raimundo teria deixado a sede de Pirapemas, tentando fugir da polícia.
“Ele forçou sua filha a fugir com ele para esse povoado onde foram encontrados. Na época, Maria de Fátima estava gestante de sete meses do último filho-neto. Mesmo tentando se esconder, a PM conseguiu localizá-lo”, informou o delegado Diniz.
Segundo a polícia, apenas a menina está com a mãe. O bebê teria sido entregue a uma família de Coroatá (a 282 km de São Luís). Agora, exames de DNA vão comprovar ou não a paternidade de Raimundo da Silva.
O suspeito teria confessado o crime no momento da prisão. "Ele afirmou que incentivava a filha a procurar um namorado, mas ela queria ficar com ele", disse o delegado Leonardo Diniz.
Depoimento da vítima – Durante seu depoimento, Maria de Fátima contou ao delegado que há quatro meses era mantida em cárcere privado. Essa medida seria para impedir que ela mantivesse qualquer contato com vizinhos e revelasse as práticas cometidas pelo pai. Raimundo ameaçava espancá-la caso descumprisse a ordem.
Sobre os espancamentos, o delegado Leonardo Diniz informou que não foi encontrada nenhuma marca de agressão física no corpo da vítima.
Além da filha com quem mantinha relações sexuais, Raimundo era pai de outras duas mulheres e um homem. O delegado informou que chamará todos os filhos para depor.
Maria de Fátima e a filha estão recebendo tratamento da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pirapemas. Raimundo deve responder por cárcere privado e estupro de vulnerável.
Outro caso – Também no Maranhão, em junho de 2010, o lavrador José Agostinho Bispo Pereira, 54 anos, foi preso e condenado a 63 anos por ter abusado sexualmente de suas duas filhas. Ele teve, no total, oito filhos-netos com elas. O caso ocorreu no povoado Experimento, no município de Pinheiro (a 343 km de São Luís). José Agostinho acabou sendo assassinado e decapitado numa rebelião na Delegacia de Pinheiro, que deixou seis presos mortos. (Com informações do portal G1 e da Ascom da Secretaria de Segurança do Maranhão)

Professores da rede estadual entrarão em dia 1° de março

Mais uma vez, os trabalhadores em educação aprovaram o indicativo de greve para o próximo dia 1º de março. A decisão por paralisar as atividades educacionais em todo o Estado, foi tomada em assembléia regional de São Luis realizada nesta quarta-feira, (23), pela manhã, na sede da Fetiema, (Praça da Bíblia).
Com esta convocação, somam-se dezoito (18) reuniões em que a categoria optou por paralisar suas atividades por tempo indeterminado, caso o governo estadual não demonstre disposição em negociar as políticas para aprovação e implantação do Estatuto do Educador e do Plano de Cargos Carreiras e Salários dos Trabalhadores (PCCR),razão pela qual os trabalhadores, vem buscando consenso desde 2009.
No final do ano passado, o SINPROESEMMA tentou junto à Assembleia Legislativa a inclusão de recursos no orçamento 2011. Apoiou duas emendas parlamentares, mas a base governativa rejeitou a proposição. A aprovação e aplicação do Estatuto do Educador, incluindo professores, especialistas e funcionários de escola, é um dos 22 itens da pauta de reivindicações entregue no mês de janeiro, aos secretários estaduais presentes em reunião realizada em janeiro passado.
Como a direção do sindicato não concorda com a última proposta apresentada pelo governo, na qual o PCCS só seria aprovado e implementado a partir de 2012 e com percentuais de reajuste nos salários pagos de forma escalonada, até 2015, a proposta de greve foi apresentada à categoria, que vem discutindo a questão desde o dia 17, numa programação de assembléias, que encerra no próximo dia 26, (sábado), com a reunião de Imperatriz.

Plano de Carreiras
No ponto de vista do presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, o governo do Estado foi alertado da necessidade de implantar a carreira por meio do PCCR, mas não houve resposta para tal proposta, o que culminou com a mobilização dos trabalhadores em todo o Maranhão e a proposição de greve que já vinha sendo discutida desde o final do ano passado (2010), caso não houvesse entendimento entre as partes.
Ele explica que não há como abrir mão da implantação de um novo Estatuto do Educador e da tabela que será atualizada de acordo com o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação), em 2011.
“A disposição dos companheiros é de enfrentar um tema de tão grande relevância que é o Piso Salarial Nacional como uma necessidade vital para a rede pública de ensino do Estado”, destacou o presidente, quando afirma que os trabalhadores de São Luis, se incorporam, ao sentimento geral da categoria que é o debate com o governo.
O presidente Júlio Pinheiro declara que a direção do Sindicato está aberta ao diálogo com o governo, de forma franca e aberta. “Não fechamos as portas para o governo”, disse, ao finalizar, conclamando a todos a participar do movimento.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ACORDA, ROSINHA

JM Cunha Santos

E depois de meio século de sofrimentos, finalmente aquele povo despertou para dar início a uma revolução sentimental: O “Movimento Acorda Rosinha” que revela as preocupações do povo com a rainha que, adormecida há quase três anos, abandonou seu reino à própria sorte. E, assim, foi lançado o manifesto que deu início àquela revolução.
Acorda, Rosinha...
e pára de sonhar com cabeças decepadas
com multidões de doentes nas portas de hospitais fechados gritando socorro
com deputados procurando pelos R$ 800 milhões do BNDES que sumiram
com quadrilhas assaltando até a Secretaria de Segurança Pública
com pesquisas sobre as propriedades nocivas da macaxeira pagas com o dinheiro da Fapema...
Acorda, Rosinha...
e pára de sonhar que foi cassada por fraude eleitoral
que vai conseguir conter o motim dentro do governo pelo espólio a ser deixado pelo senador José Sarney
que vai conseguir comprar a oposição do Maranhão inteira
que vai eleger Luiz Fernando ou Jorge Murad prefeito de São Luís (Cruz credo!)
Acorda Rosinha, acorda! Tem gente demais passando necessidade no Maranhão!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Morros abre concurso com 270 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura Municipal de Morros, torna público, para conhecimento dos interessados, a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal, mediante as normas e condições contidas neste Edital. São 270 vagas com salários de até R$ 4 mil.

O concurso público estará sob a responsabilidade do Instituto Azimuth de Tecnologia e Processamento da Informação Ltda., com supervisão da Comissão de Concurso, designada pelo Decreto nº 108, de 05/01/2011, da Prefeita Municipal de Morros.

O texto do presente Edital estará disponível para consulta no quadro de aviso da Prefeitura de Morros, situada à Avenida José Lopes de Sousa, nº 30, Centro, Morros, no quadro de aviso do Instituto Azimuth, localizado na Rua Casemiro de Carvalho, nº 241, São Francisco, São Luís, e no endereço da Internet www.institutoazimuth.com.br.

As inscrições para o concurso serão realizadas na sede Prefeitura de Morros, localizada na Avenida José Lopes de Sousa nº 30 - Centro, ou no Instituto Azimuth, localizado na Rua Casemiro de Carvalho nº 241, São Francisco, São Luís, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, apenas nos dias úteis no período de 26 de janeiro a 25 de fevereiro de 2011.

O valor da taxa de inscrição para os cargos de nível superior será de r$ 70, para cargos de nível médio, será de r$ 50, para cargos de nível fundamental, e de R$ 35, devendo ser efetuado via depósito bancário identificado em favor do Instituto Azimuth no Banco do Brasil, com Agência 2953-X, Conta Corrente nº 18010-6, ou na Caixa Econômica, via depósito bancário identificado em favor do instituto Azimuth com Agência 2151, Operação 003, Conta Corrente nº 970-0, até a data do vencimento.

Não serão aceitos depósitos ou transferências efetuados por meios virtuais, ou mesmo em caixas eletrônicos.

O candidato deverá dirigir-se, nesse mesmo período, à sede da em Morros, ou ao Instituto Azimuth, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos dias úteis, munido de cópia e original do comprovante de pagamento bancário da taxa de inscrição, bem como de cópias legíveis da Carteira de Identidade (frente e verso), e do CPF para que assim se efetive a referida inscrição.

O documento de confirmação de inscrição, além de estar disponível via Internet para impressão, poderá ser visto para que assim tome-se conhecimento do local de prova, via Internet, ou por meio de listagem afixadas nos murais de avisos da Sede a Prefeitura Municipal de Morros e do Instituto Azimuth, a partir de dia 3 de março de 2011.

Dos Cargos:

Nível Superior: Assistente Social (1), Assistente Social - NASF (1), Enfermeiro (1), Enfermeiro - PSF (8), Farmacêutico-Bioquímico (1), Fisioterapeuta - NASF (1), Fonoaudiólogo - NASF (1), Médico Clínico Geral - PSF (8), Médico Plantonista (2), Nutricionista - NASF (1), Odontólogo - PSB (6), Professor Nível II (66), Psicólogo (1), Psicólogo - NASF (1);

Nível Médio: Agente Administrativo (14), Agente de Controle de Endemias (6), Agente de Trânsito (10), Agente de Vigilância Sanitária (1), Auxiliar de Consultório Dentário - Saúde Bucal (4), Eletricista (1), Fiscal de Obras (1), Fiscal de Tributos (1), Monitor de ônibus Escolar (4), Motorista II (4), Orientador Social - Bolsa Família (1), Orientador Social - CRAS (1), Orientador Social - PETI (3), Orientador Social - PROJOVEM (8), Professor Nível I - Ensino Fundamental (60), Professor Nível I EJA - Ensino Fundamental (8), Técnico de Enfermagem - PSF (8), Técnico em Enfermagem (2), Técnico em Higiene Dental - Saúde Bucal (2), Técnico em Informática (3);

Nível Fundamental: Auxiliar em Lavanderia Hospitalar (2);

Nível Fundamental Incompleto: Cozinheira (2), Gari (25).

O concurso público será de prova objetiva e prova prática para o cargo de motorista, de prova objetiva e avaliação de títulos para os cargos de nível superior e para os cargos de professor nível i e ii, e de prova objetiva para os demais cargos, respeitando sempre, a qualificação necessária para preenchimento das vagas.

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1h do horário fixado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta cor preta, do documento de confirmação de inscrição e do Documento de Identidade original utilizado no ato da inscrição, ou da via original de um dos documentos considerados como válidos.

A prova objetiva, para todos os cargos, terá caráter eliminatório e classificatório e será realizada no dia 20 de março de 2011, no horário das 14h00min às 18h00min, na cidade de Morros e seus locais de realização serão divulgados a partir do dia 8 de março de 2011.

O prazo de validade do presente Concurso Público será de dois anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Morros.

1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social (1ª Consocial)


Nesta quinta-feira (17), o ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, anunciou a primeira conferência nacional sobre tranparência e participação social que acontencerá neste ano.
A conferência terá as seguintes etapas:
1- Conferências municipais, os preparativos para a realização iniciam-se em março;
2- Conferências estaduais;
3- Conferência nacional, de 13 a 15  de outubro.
Esta conferência será muito importante para a transparências dos recursos na gestão pública no Brasil. No entanto, existe um entrave que prejudicará a participação da sociedade, principalmente das pequenas cidades. Pois a realização da conferência municipal não é obrigatória, portanto, só acontecerá se o prefeito tiver interesse em realizá-la. É muito difícil que um alcaide de um pequeno município brasileiro queira preparar e conscientizar a população para fiscalizá-lo.
É de suma importância que os movimentos sociais, os legisladores, partidos políticos e a população cantanhedense se una para sensibilizar o prefeito para solicitar a realização desta importante conferência.
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social (1ª Consocial) tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Justiça afasta todos os vereadores da cidade de Estreito no Maranhão

A cidade de Estreito (a 814 km de São Luís) está sem Poder Legislativo, já que todos os vereadores foram afastados por decisão da Justiça.
O motivo é a suspeita de que eles tenham desviado quase R$ 200 mil dos cofres públicos.
Vereadores são afastados após uso de verba para combustível e bebida
Segundo a juíza Daina Leão, os nove vereadores dividiram entre si o valor que sobrou de um repasse municipal para a Câmara. Eles foram afastados nesta terça-feira (15) por 180 dias.
"O duodécimo deve ser utilizado para a manutenção da Câmara e, se houver valores restantes, têm de ser devolvidos ao Executivo", afirmou a juíza.
A ação teve início depois que um morador da cidade fez uma denúncia ao Ministério Público.
"Aguardo algumas medidas para tomar providências sobre a posse dos suplentes; a situação é inusitada, mas a população está bastante envolvida e exigiu uma resposta do Judiciário", disse a juíza.
Os vereadores têm 15 dias para apresentar a defesa. Caso a ação seja julgada procedente, eles terão que devolver o dinheiro aos cofres públicos, podem perder os cargos e até serem proibidos de exercer outras funções públicas.
A reportagem ligou para a Câmara Municipal, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

 

Zé Mário renuncia e Júnior Marreca será candidato único


Zé Mario
Zé Mario
Esgotaram todas as negociações para uma chapa única composta por membros das chapas que estavam na disputa pela direção da Famem.
O prefeito de São João dos Patos, José Mário, tentou acordo indicando cinco membros para a chapa do prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca. A proposta foi recusada.
Então, Zé Mário decidiu não mais concorrer ao pleito. Antes, porém, no Palácio dos Leões a sinalização era favorável a Marreca.
Até Ricardo Murad, patrono da chapa de Zé Mário, nos últimos dois dias, cruzou os braços. A eleição na Famem será realizada no dia 17 deste.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Roberto Costa para o prêmio FAPEMA!





Caros leitores.


Em um estado onde os índices de miséria e pobreza estão nos níveis do Haiti. Onde a educação é tratada com descaso, sem escolas, sem salários, sem carreira. Onde os índices de analfabetismo são os maiores da república. Onde a decapitação de prisioneiros é a "lei dos presídios"... Qual é o espaço para a ciência e a tecnologia?


Ora, a C&T no Maranhão das oligarquias são tentáculos da fraude, da corrupção, da barganha e do cumpadrio. A questão da FAPEMA é apenas a ponta de um iceberg de corrupção que entranha no aparelho estatal maranhense.


E o que é mais interessante é a defesa das irregularidades. Por exemplo: o Deputado Roberto Costa (PMDB), aquele associado às agressões nos lançamentos do livro "Honoráveis Bandidos" em São Luís e Imperatriz, ex diretor da famigerada UMES, é agora o "defensor" da C&T maranhense.


Era só o que faltava! Um boçal que mal sabe se expressar, que se atrapalha até nas questões mais simples de concordância de número e nos tempos dos verbos, que tem no seu currículo político apenas ser "afilhado" de João Alberto, falar em defesa da ciência do estado é brincadeira!


E como ele apareceram vários blogueiros fâmulos com o mesmo discurso... Só no Maranhão distorcido pela exploração secular do domínio oligárquico! Só no Maranhão dos mandonistas, onde a lei da força e da barbárie ainda imperam!


Sugiro que Roberto Costa receba o prêmio FAPEMA pela defesa e promoção da C&T do estado! Acredito que ele está adequado ao nível de desenvolvimento intelectual das nossas atuais elites dirigentes. Sugiro mais, que ele seja indicado a Academia Maranhense de Letras!


Vamos convidar também o secretário geral do PT e assessor do vice governador Fernando Magalhães e o secretário executivo Paulo Romão para receberem o Prêmio FAPEMA de Inovação! Afinal, não é qualquer um que, sem nenhum vínculo com pesquisa, consegue receber bolsas de "Auxílio a Pesquisadores".
 
Por: Cristiano Capovilla

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bandidos que assaltaram a agência dos correios em Pirapemas foram executados pela PM

Ontem por volta das 15:00h quatro assaltantes que participaram do assalto a agência dos correios em Pirapemas foram executados por policiais militares. Eles estavam escondidos na mata, próxima a fazenda do Sr. Tuti, ex-vice prefeito de Pirapemas.
Os corpos dos meliantes foram levados para São Luis, para reconhecimento no IML, por volta das 18:00h, na carroceria de um pick-up da PM. Segundo informações seriam os mesmos que assaltaram a agência dos correios na cidade de Anajatuba.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Bomba: prisões em Barra do Corda apontam entre os foragidos um assessor do vice-governador do Maranhão

 A Polícia Federal efetuou apenas nove dos 12 mandados de prisões de pessoas envolvidas no esquema de corrupção e lavagem de dinheiro dos recursos de programas federais pela prefeitura de Barra do Corda. Só duas pessoas desviaram aproximadamente R$ 50 milhões.
Permanecem (até agora às 13h20) foragidos o prefeito Manoel Mariano Sousa, o Nenzin, sua esposa Francisca de Teles Sousa,  João Batista Magalhães, lobista que assessorou Washington Oliveira quando este exercia o mandato de deputado federal no lugar do titular da vaga, Waldir Maranhão.
Ele esteve dois dias acompanhando o vice-governador do Maranhão em Brasília (segunda e terça feira) indo aos ministérios e cuidando da agenda do vice. Os dois estiveram no Ministério da Saúde, conversando com o ministro Padilha.
Magalhães seria o homem que resolveu uma série de pepinos (R$ 600 mil em cheques sem fundos dados por Oliveira na campanha de 2006). Comentam que o veículo usado pelo vice-governador, antes de assumir o cargo, é de propriedade de Magalhães. Existem dedos dos lobistas nas ramificações do caso do Incra.
Conforme o blog do Raimundo Garrone, veja a lista dos presos e procurados pela PF.
Manoel Mariando de Sousa (Nenzim) – prefeito
Francisca Teles de Sousa (esposa)
Sandra Maria Telis de Sousa (filho)
Inamar Araújo Medeiros (genro)
Pedro Alberto Telis (filho)
Janaína Maria Morena Simões de Sousa (nora)
João Batista Magalhães (lobista)
Moacir Mariano Silva (laranja)
Luís Marques de Sousa, o Luizinho da Cemar (laranja)
Quintino Gomes da Silva, o Peba (laranja)
Gilson da Silva Oliveira (laranja)
José Aucivan da Silva (laranja)

"Timão" envergonha futebol brasileiro...

...o fraco To Lima 2 X 0 Tô fora. O Corinthians não consegue prosseguir na libertadores, sempre fica no começo do caminho, resta agora esperar para saber quem será o próximo inexpressivo time a tirá o "timão" do torneio sul americano, isto é, quando ele voltar a disputar novamente, talvez daqui a uns 10 anos.
Meus pêsames timinho!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Quem é o articulador político do governo Roseana?

Ressaca de derrota eleitoral é pior do que aquela causada por quem mistura conhaque de alcatrão São João da Barra com vinho tinto São Braz. Além de uma dor de cabeça desgraçada, o cara amanhece tonto e deprimido.
Parece ser esse o estado emocional do governo após a perder a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ontem (1º).
Na busca por “culpados” pela incompetência da base do governo, alguns começam a cobrar os três votos do PT. Ora, ainda que Bira do Pindaré, Francisca Primo e Zé Carlos votassem em Manoel Ribeiro (suposto candidato do governo) o resultado continuaria favorável a Arnaldo Melo – e não se pode esquecer que o presidente eleito é do mesmo partido da governadora Roseana Sarney, hein…?!
Entendo que o PT não errou com o governo, mas consigo mesmo. Ou seja, o partido não conseguiu reunir-se para tomar uma posição oficial em relação à disputa na Assembleia.
Não que o partido tomasse uma posição de enquadrasse a bancada petista, pois o voto do deputado é, a rigor, livre e autônomo, mas que desse uma orientação oficial, o que é normal na tradição do PT nesses casos.
Contudo, a ausência de uma posição oficial do PT nem de longe pode ser considerada uma das causas da vitória de Arnaldo Melo. Na verdade, o que houve foi falta de articulação política do governo.
Quem é, de fato, o articulador político do governo Roseana Sarney? Luiz Fernando, Washington Luiz, Hildo Rocha, Ricardo Murad, Fernando Sarney? Essa é a questão fundamental. O resto é ressaca de quem perdeu.

Por: Robert Lobato

Assalta à agência dos correios de Pirapemas

Esta manhã foi assaltada a agência dos correios da cidade de Pirapemas. Cinco indivíduos fortemente armados participaram da ação, na fuga levaram um funcionário dos correios. Quando chegaram no povoado Boa União queimaram o veículo no qual se encontravam, um fiat uno cor branca. Seguiram na direção do povoado pedras e deveram sair na BR-135, na altura do povoado Boca da Ilha.
Um helicoptero do GTA seguiu para Pirapemas, mas com certeza, não deverá localizar nenhum meliante, como sempre ocorre no Maranhão. As populações de Pirapemas e Cantanhede estão apreensivas com esta ação dos bandidos

Roseana não queria Ricardo Murad na presidência da Assembléia.

É a verdade que precisa ser dita. Roseana Sarney estimulou o cunhado Ricardo Murad para ser o presidente da Assembléia Legislativa. Não queria o retorno dele à Secretaria de Estado da Saúde. Sabe dos prejuízos que o setor sofreu.
Mas a governadora, diante dos avanços de Murad, antes mesmo de ser de fato e de direito o presidente do Legislativo, repensou.
Com o cunhado na presidência da AL, sabia que seria refém por quatro anos, com a faca no pescoço, durante todo os dias do melhor governo que anunciou ser o melhor de sua vida.
Seria, sim, o melhor governo da vida de Ricardo Murad. Com a presidência do Legislativo, o cunhado teria poderes bem maiores que os imagináveis.
Teria uma secretaria de Saúde intocável e o pior: o comando político do estado. Quem ousaria peitar o trator Ricardo Murad?
A governadora levou sorte ao contar com a coragem dos jovens deputados eleitos. Foram eles, sim, com o respaldo do Palácio dos Leões, que enfrentaram e acuaram a fera. Além disso, pesou contra Murad a sua inabilidade política. Ele só usa a força e a coragem.
Não adianta falar em trairagem ou que Roseana sarney foi derrotada pelos próprios aliados. Uma grande invenção para justificar o chega pra lá dado a Murad.
Era preciso contê-lo. Do contrário, teríamos dois governos, sendo o dele o mais forte.
Agora, Murad pode até voltar a ser o secretário de Saúde. Mas voltará reduzido ao cargo. Não terá mais as mesmas forças para retaliar àqueles jovens deputados que barraram suas pretensões.
Ao contrário dos que muitos espalham ou outros teimem em acreditar, a grande vencedora em todo o processo foi Roseana Sarney, a governabilidade.
É a verdade que precisa ser dita. O resto é deculpa de derrotados.

Postado por: Luis Cardoso

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MPMA notifica Zè MArtinho e Claúdia Melo, sobre funcionamento do matadouro

O Ministério Público do Estado do Maranhão pediu no último dia 19 de janeiro instauração de Inquérito Civil Público 001/2011 para apurar irregularidades no Matadouro Público do município de Cantanhede, determinando as seguintes diligências:
-Notificação do prefeito José Martinho-Kabão(foto) para prestar declarações em dia e hora a serem designados pela promotoria.
-Notificação da secretária de saúde Claudia Melo(foto) a fim de prestar esclarecimento concernente às condições de higiene e saúde na operação do matadouro.
-Notificação aos responsáveis pelo serviço de abate de animais, e ainda o administrador do matadouro .
A promotoria requisitou ainda à Vigilância Estadual e ao Conselho Regional de Medicina e Veterinária a realização de vistoria e conseqüente expedição de laudo pericial para demonstração das condições de operação daquele matadouro.
A instauração do inquérito  foi ordenado pela promotora de justiça Elisete Pereira dos Santos e o certidão do mesmo  foi protocolado no último dia 26 de janeiro.
Com  isso concerteza quem ganha é povo de Cantanhede, que já deveria ter esta matadouro fechado, e um outro dentro das normas de saúde construído e funcionado

Postado por: Cantanhede notícias