sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social (1ª Consocial)


Nesta quinta-feira (17), o ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, anunciou a primeira conferência nacional sobre tranparência e participação social que acontencerá neste ano.
A conferência terá as seguintes etapas:
1- Conferências municipais, os preparativos para a realização iniciam-se em março;
2- Conferências estaduais;
3- Conferência nacional, de 13 a 15  de outubro.
Esta conferência será muito importante para a transparências dos recursos na gestão pública no Brasil. No entanto, existe um entrave que prejudicará a participação da sociedade, principalmente das pequenas cidades. Pois a realização da conferência municipal não é obrigatória, portanto, só acontecerá se o prefeito tiver interesse em realizá-la. É muito difícil que um alcaide de um pequeno município brasileiro queira preparar e conscientizar a população para fiscalizá-lo.
É de suma importância que os movimentos sociais, os legisladores, partidos políticos e a população cantanhedense se una para sensibilizar o prefeito para solicitar a realização desta importante conferência.
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social (1ª Consocial) tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário