quinta-feira, 17 de março de 2011

Filhos de Sarney são cultuados no Convento das Mercês

Imagens da governadora Roseana Sarney e do empresário Fernando Sarney foram feitas com motivações religiosas e decoram quatro paredes de uma sala localizada no Convento.

"A noviça" Roseana Sarney, "a noviça"
Ed Wilson

Uma sala reservada no Convento das Mercês guarda imagens curiosas sobre o mandonismo da família Sarney no Maranhão. As pinturas feitas com motivações religiosas decoram as quatro paredes do recinto, que tem ao meio uma grande mesa cercada com cadeiras luxousas.

Nas duas imagens acima os irmãos Roseana e Fernando Sarney são retratados, respectivamente, como noviça e evangelizador. As simbologias da faixa e da bíblia dão margem a muitas interpretações sobre o poder no Maranhão.

Várias personalidades do mundo político estadual e nacional foram caricaturadas de bispo, arcebispo, madre-superiora, cardeal etc. Fundador das Organizações Globo, Roberto Marinho tem lugar de destaque na sala secreta.

O Convento das Mercês pertence ao Estado do Maranhão, mas foi tomado por José Sarney para instalar a Fundação da Memória Reúblicana, espécie de museu para o culto à personalidade do ex-presidente.

No convento, Sarney pôs também seu próprio mausoléu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário