sábado, 20 de março de 2010

EDUCAR É PRECISO: Em nome de fulano...

Em nome de Fulano...

Colunista: Alberto Júnior

Nas solenidades realizadas em Itapecuru, tenho visto e ouvido uma expressão, no mínimo, curiosa.
Todas as vezes que alguém é convidado a fazer parte “da mesa”, sempre que vai se apresentar começa saudando todos os presentes e EM NOME DE FULANO acaba saudando os integrantes “da mesa”.

Pois bem, alguém só pode falar EM NOME DE outra pessoa se esta lhe passar uma procuração, do contrário não tem esse direito.

Para saudar todos os integrantes “da mesa” ou de qualquer outro local destinado a autoridades e pessoas ilustres, o orador deve sempre usar a expressão NA PESSOA DE QUEM. Já que a intenção é saudar aquela pessoa e estender esta saudação a todas as demais que fazem parte “da mesa” ou afins.

Só é correto usar EM NOME DE se quem fala está representando outra pessoa e acabou de comunicar isso à platéia.

Exemplo:

Boa noite, meu nome é João di Bragança e represento o diretor do site Itapecuru Notícias, Alberto Júnior, EM NOME DE QUEM saúdo todos os integrantes “da mesa”.

Caso o presidente da mesa ou a autoridade maior presente nela seja Alberto Júnior, o orador deve se portar de forma diferente.

Exemplo:

Boa noite a todos, meu nome é João di Bragança e NA PESSOA DE Alberto Júnior gostaria de saudar todos os integrantes “da mesa”.

Aliás, não há nada mais cafona que chamar a TRIBUNA de “mesa”. Tudo bem que são colocadas, geralmente, algumas mesas para formar a TRIBUNA de honra. Local destinado a autoridades e pessoas ilustre. Mas quando chamamos alguém para fazer parte da “mesa” passamos a idéia de que será servido um banquete e todos os outros ficarão apenas assistindo às pessoas ilustres e os poucos convidados fazerem suas refeições.

Não é porque um cerimonial de governador, prefeito ou presidente da república usa o termo que devemos usá-lo dando continuidade a essa aberração.



* Alberto Júnior é jornalista, escritor, graduado em Latras e especialista em linguística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário