segunda-feira, 22 de março de 2010

Hoje é o dia Mundial da Água...




Hoje é uma data muito especial, pois é dia mundial da água, substância importantíssima para a vida na Terra.
Dia destinado especialmente para discutirmos os problemas da falta de água e as soluções que temos para combatê-los. Sabemos que 97% da àgua é salgada, pouco mais de 2% é doce, dos quais apenas 0,3% pode ser usada para consumo, pois a grande parte encontra-se em forma sólida em calotas polares, geleiras e neves eternas. Esses 0,3% encontram-se em rios, lagos, lagoas e lençois freáticos.
Portanto, esta data deve ser um momento de conscientização da população mundial sobre a água.
Em Cantanhede não um só evento para discutimos esta questão parece que não temos problemas relacionadas com a água, nem mesmo, assistímos o sofrimento do rio que abastece nossa cidade que a cada ano vem diminuíndo seu volume, problema causado por vários fatores, tais como: estiagens, desmatamento da mata ciliar, poluição, esgotos doméstico e industrial, sendo informações informais, o rio Itapecuru estaria contaminado com ferro e alumínio.
Normalmente, o tema é debatido nas escolas, mas em nossa cidade no momento é impossível termos essa discussão, pois as escolas estão fechadas, tanto a estdual como as municipais, e não sabemos quando irão iniciar as aulas. E ainda, não temos uma agenda democrática para levarmos esses temas para a população.
Portanto, o que resta é a nossa indignação com o descaso sobre assunto de suma importância para a nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário