domingo, 28 de março de 2010

PT vai de Flávio Dino



PT OPTA POR FLAVIO DINO
Em disputa acirrada, com uma diferença de apenas dois votos (87 x 85), a tese de aliança com o PC do B venceu o Encontro de Tática Eleitoral do PT, neste sábado, no Sesc Olho d'Água.

A decisão petista alavanca a pré-candidatura do deputado comunista Flavio Dino ao Governo do Maranhão, contrariando a orientação do comando nacional petista e do presidente Lula, que preferiam uma aliança com Roseana Sarney (PMDB).

Venceram o encontro os grupos liderados pelo deputado federal Domingos Dutra. As tendências orientadas pelo deputado Washington Oliveira, defensoras da tese pró-Roseana/PMDB, saíram derrotadas.

O "consenso de Washington" foi quebrado por dissidências internas. Vários dos seus delegados não concordavam com a idéia de levar o PT a um enlace com o senador José Sarney (PMDB).

Rodrigo Comerciário, ex-vice de Flavio Dino na eleição de 2008 para a Prefeitura de São Luís, também não conseguiu controlar todos os seus 14 delegados.

Juntos na defesa do PMDB/Roseana, eles computavam 95 votos: 81 das tendências ligadas a Washington e 14 de Rodrigo. Ao conferir os crachás, tiveram apenas 85.

Desde sexta-feira à noite, convencionais de todas as regiões do estado, observadores e militantes de variadas tendências fizeram um produtivo e democrático debate sobre o posicionamento do partido nas eleições de 2010.

Da quebradeira de côco ao professor universitário, todo mundo fala por igual na chamada democracia petista.

No primeiro tempo da defesa de posições, 10 oradores de cada lado pronunciaram-se na tribuna. Posteriormente, três representantes de cada tese argumentaram no auditório lotado.

Com discursos mais consistentes e melhor elaborados, os defensores da candidatura de Flavio Dino ganharam o debate. Ao apurar os votos, a suposta vantagem de Oliveira e Comerciário caiu e revelou a derrota.

UNIDADE - Passado o encontro, a tarefa agora é esquecer a contagem de votos, apagar as palavras ganhador e perdedor, buscando a unidade do PT na campanha de Flavio Dino.

Esta foi uma das mensagens do pré-candidato do PC do B, ao agradecer a todos os convencionais petistas, quando discursou ao final do encontro.

Atitude madura agora é esquecer os atritos do Sesc e unir o PT na campanha, ganhar as ruas e vencer a eleição. Há um cenário favorável ao crescimento de Flavio Dino. E o PT não pode nem deve desperdiçar esta oportunidade em função de querelas e antipatias mútuas.

O conjunto da militância petista precisa fazer um gesto de grandeza em nome de uma campanha promissora no presente e no futuro.

PROGRAMA - Outra tarefa é construir um programa de governo consistente. A oposição não vai distinguir-se do grupo Sarney com chavões e palavras-de-ordem que não levam a lugar algum.

É preciso um projeto de governo com diretizes concretas para o desenvolvimento sustentável do Maranhão, em vez da modernização conservadora dos últimos quarenta e tantos anos, incluindo o governo de Jackson Lago (PDT).

Aprender com os erros da campanha de 2008 é outra observação importante, principalmente no horário eleitoral da televisão e do rádio.

Unidade, democratização do comando, programa de governo e uma boa campanha midiática podem levar Flavio Dino ao Palácio dos Leões. É só querer.
Por >>Blogue do Ed Wi

Nenhum comentário:

Postar um comentário